10 INGREDIENTES BENÉFICOS PARA O CABELO

Há ingredientes específicos que são benéficos para a fibra capilar. Estes têm funções muito distintas, tais como as de hidratação, reconstrução ou nutrição capilar.

 

Costuma consultar os ingredientes dos produtos que adquire? Neste artigo, damos-lhe a conhecer alguns ingredientes, nomeadamente as suas características e os seus benefícios para o cabelo e couro cabeludo, para que tome decisões de compra mais informadas.

 

 1. Óleo de argão

O argão tornou-se o protagonista de diversos produtos concebidos para hidratar o cabelo. Naturalmente rico em ácidos gordos ómega-3, 6 e 9, o óleo de argão tem propriedades altamente nutritivas para o cabelo.

 

2. L- Cistina

A L- Cistina é um aminoácido essencial para o crescimento e a reparação da queratina do cabelo, através da formação de ligações químicas na fibra capilar.

 

3. Selénio

O selénio tem uma ação antioxidante e contribui para o crescimento dos fios de cabelo, desempenhando um papel importante nos produtos posicionados para a queda de cabelo.

 

4. Queratina

A queratina é uma proteína naturalmente produzida pelo organismo, podendo ser encontrada no cabelo e nas unhas. É responsável pela proteção e preservação dos nutrientes presentes dentro do fio capilar.

 

5. Vitaminas do complexo B

As vitaminas B1, B2, B3, B6, B7 (Biotina), B9 e B12 são essenciais para o bem-estar do couro cabeludo, uma vez que têm um papel fundamental na oxigenação e aporte de nutrientes para os fios de cabelo.

 

6. Extrato de grainha de uva

O extrato de sementes da uva contém uma elevada ação antioxidante devido ao alto teor em vitamina E, que protege o couro cabeludo e os fios dos danos causados pelo sol e secadores de cabelo. Em produtos capilares, é normalmente utilizado como hidratante, intensificador de brilho e protetor térmico.

 

7. Taurina

A taurina é um aminoácido derivado da cisteína e tem uma ação antioxidante. Exerce uma ação protetora ao nível do couro cabeludo, contrariando deformações submetidas no cabelo e, por isso, revelando-se útil para o crescimento do cabelo.

 

8. Óleo de gérmen de trigo

O óleo de gérmen de trigo é rico em proteínas e tem na sua composição zinco, ácido fólico e vitamina E. Tem propriedades antioxidantes que melhoram a aparência dos cabelos secos.

 

9. Vitamina E

A vitamina E tem uma ação antioxidante que protege o cabelo dos danos causados pela radiação UV e uma ação anti-inflamatória no couro cabeludo afetado pela caspa. Além disso, estabiliza os folículos capilares, reduz a taxa de queda dos fios de cabelo e protege contra a desidratação.

 

10. Zinco

O zinco contribui para a manutenção do cabelo, unhas e pele normais. Tem uma ação antioxidante e contribui para a síntese normal de proteínas, como a queratina. Além disso, algumas vitaminas e minerais dependem do zinco para o processo de crescimento e fortalecimento do cabelo.

 

Agora que sabe os benefícios capilares destes ingredientes, já pode tomar decisões de acordo com as necessidades do seu cabelo!

 

Há ingredientes específicos que são benéficos para a fibra capilar. Conheça os 10 ingredientes, para poder tomar decisões de compra mais informadas.

PT