A ÁGUA DO MAR E DA PISCINA DANIFICAM O CABELO?

No verão perdemos a conta ao número de mergulhos que damos no mar e na piscina. Esse é o significado de um verão bem vivido, certo? Mas será que o nosso cabelo é prejudicado pelo contacto com o sal do mar e o cloro das piscinas? Vamos ficar a saber!

 

Efeitos da água do mar no cabelo

A água do mar pode ter vários benefícios para o cabelo e couro cabeludo:

– Contém sais minerais que contribuem para a manutenção de cabelos normais;

– Através da presença de sal, ajuda a controlar o excesso de oleosidade dos cabelos;

– Devido aos cristais de sal, ajuda a remover resíduos do couro cabeludo;

– Pela interação com o sal e com a areia da praia, pode ter um efeito esfoliante no couro cabeludo.

 

Se por um lado a água do mar pode ser benéfica para o cabelo e couro cabeludo, por outro pode tornar o cabelo mais seco, quebradiço e embaraçado devido à presença de sal que promove também a abertura das cutículas dos fios de cabelo:

– Contribuindo para a perda de água necessária à hidratação capilar;

– Potenciando o desgaste das fibras capilares expostas a danos externos, incluindo o atrito gerado entre a areia da praia e os fios de cabelo;

– Favorecendo a tendência de cabelo crespo devido a ligações químicas que se estabelecem entre a água do mar e os fios de cabelo.

 

Efeitos da água da piscina no cabelo

No que respeita à água da piscina, o cloro, um componente químico utilizado para eliminar microrganismos da água, pode danificar a fibra capilar.

Este componente aumenta o pH do cabelo, promovendo a abertura das cutículas capilares e a desidratação capilar, propiciando a deposição de metais pesados nos fios e aumentando a suscetibilidade dos fios de cabelo a danos externos. Deste modo, à semelhança do sal da água do mar, o cloro pode tornar o cabelo mais seco e quebradiço. Em cabelos pintados, pode até desbotar a cor do cabelo.

 

Cuidados capilares no verão

Em suma, o sal do mar e o cloro das piscinas podem ser agressivos para a fibra capilar e, por isso, para além da rotina capilar regular, recomendam-se cuidados redobrados nesta estação do ano.

Fique a conhecer as nossas dicas de cuidados capilares para o verão no artigo que preparámos para si.

 

Cuide do seu cabelo todo o ano! 💆‍♀️

 

 

O sal do mar e o cloro das piscinas podem ser agressivos para a fibra capilar e, por isso, para além da rotina capilar regular, recomendam-se cuidados redobrados nesta estação do ano.

PT