APRENDA A FAZER UM CRONOGRAMA CAPILAR

Uma rotina diária de cuidado capilar pode contribuir para um cabelo bonito e bem cuidado. Os diferentes tipos de cabelo podem precisar de cuidados de hidratação, nutrição e reconstrução específicos, por isso, é importante saber adequar o cuidado certo ao seu tipo de cabelo e necessidades.

Neste artigo, ensinamos como se constrói um calendário de cuidados, de acordo com as necessidades do seu cabelo.

 

O que é um cronograma capilar?

Um cronograma capilar é uma rotina de cuidados para o cabelo que tem por base três fases distintas – hidratação, nutrição e reconstrução. Esta rotina de cuidados é feita em casa e segue um calendário de quatro semanas, de forma a que o cabelo seja capaz de recuperar nutrientes e vitaminas.

 

Em que consistem as três etapas do cronograma capilar?

Hidratação – Fase responsável por repor os níveis de água da fibra capilar. Esta fase envolve uma Máscara de Hidratação, geralmente composta por uma base de Aloé vera e Vitaminas.

Nutrição – A nutrição restitui aos fios de cabelo os óleos e os nutrientes que atuam como barreira contra as agressões externas. Nesta fase, é aconselhada uma Máscara de Nutrição, com óleos e manteigas.

Reconstrução – Esta fase ajuda a preencher a fibra capilar, repondo as proteínas e os aminoácidos essenciais. Nesta fase, recomenda-se uma Máscara de Reconstrução, com ingredientes como a queratina, o colagénio e a creatina.

 

Como construir um cronograma capilar?

Cada cronograma capilar é personalizado às necessidades particulares de cada cabelo, por isso, é fundamental conhecer o seu tipo de cabelo. Se tem alguma dúvida, consulte aqui o nosso artigo “Sabe qual é o seu tipo de cabelo?”.

Para além disso, é importante avaliar o estado atual do seu cabelo:

Cabelo muito danificado – Cabelo fraco, com pontas espigadas e sem elasticidade. Normalmente, são cabelos que foram expostos a colorações e/ou alisamentos.

Cabelo danificado – Cabelos porosos, secos e frisados. Normalmente, são cabelos expostos com frequência a fontes de calor, como secadores de cabelo ou pranchas de alisamento.

Cabelo saudável – Cabelo opacos e sem brilho, que não sofreram alterações químicas.

 

Após saber o seu tipo de cabelo e as suas necessidades, elabore um calendário semelhante ao que está representado em baixo. Lave o cabelo 3 vezes por semana (por exemplo, à segunda, quarta e sexta-feira).

Dica: É importante deixar um intervalo de, pelo menos, 48 horas entre cada máscara.

 

Legenda

H – Hidratação

N – Nutrição

R – Reconstrução

 

Após concluir as quatro semanas do cronograma capilar, se sentir necessidade, pode repetir o processo. Pode também optar por repetir o ciclo apenas quando o seu cabelo estiver a ficar mais danificado.

 

Cada cronograma capilar é personalizado às necessidades particulares de cada cabelo, por isso, é fundamental conhecer o seu tipo de cabelo.

PT