O QUE É?
A caspa oleosa é uma condição do couro cabeludo caracterizada por uma descamação da pele provocada pela produção excessiva de oleosidade, que pode levar à formação de placas de caspa amareladas e oleosa que se soltam do couro cabeludo. Costuma ser acompanhada de alguma comichão e sensação de desconforto no couro cabeludo.
Esta é uma condição que afeta cerca de 50% da população adulta em todo o mundo.
Quais
As Causas?
-
Produção excessiva de oleosidade
A caspa oleosa pode ser causada pelo aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo. Esse excesso de sebo pode levar à acumulação de impurezas e consequente desequilíbrio e descamação pele.
-
Alterações hormonais
Mudanças hormonais durante a puberdade, gravidez ou menopausa podem desencadear o aparecimento de caspa oleosa. O aumento ou desequilíbrio dos níveis hormais pode levar ao aumento da produção de oleosidade e, consequentemente, ao aparecimento dos flocos amarelados que definem a caspa oleosa.
-
Dermatite Seborreica
A Dermatite Seborreica (DS) é uma doença inflamatória, normalmente confinada às áreas cutâneas de elevada produção sebácea, como o couro cabeludo e rosto. Os sintomas desenvolvem-se gradualmente e caracterizam-se por prurido ocasional, caspa e descamação gordurosa amarelada – casca oleosa.
-
Colonização fúngica por Malassezia
Um fungo naturalmente presente no couro cabeludo, mas que, nas pessoas com caspa oleosa, se encontra presente em excesso, e causando irritação, inflamação e descamação da pele.
NEM TODA A CASPA
É OLEOSA
A descamação no couro cabeludo nem sempre é sinal de caspa oleosa: na verdade existem dois tipos de descamação eritemodescamativa: a caspa oleosa, e a caspa seca, sendo que o surgimento de flocos é um sintoma comum nos dois tipos de caspa.
Quando os flocos são mais esbranquiçados, finos, secos e caem facilmente sobre os ombros, falamos sobre caspa seca.
Já quando a descamação apresenta uma maior espessura, tem um tom amarelado, adere ao couro cabeludo e geralmente vem acompanhada de comichão, falamos de caspa oleosa.
Caso a descamação e a irritação não aliviem por um grande período de tempo, é fundamental procurar um dermatologista.
O que
pode fazer?
-
1.
Lave o cabelo com mais frequência , de forma a remover a oleosidade em excesso. A lavagem deve ser realizada com um champô adequado, que contenha ingredientes como a piroctona olamina e o ácido salicílico, já que estes contribuem para uma limpeza eficaz e purificante do couro cabeludo. Outros ingredientes como o pantenol e aminoácidos ajudam a contribuir para o alívio da irritação do couro cabeludo. -
2.
Evite o uso de produtos capilares com formulações pesadas, como condicionadores, cremes e sprays de styling. Opte por produtos mais leves e sem óleo, que não obstruem os poros do couro cabeludo com tanta facilidade. -
3.
Mantenha uma alimentação equilibrada e saudável, rica em nutrientes como zinco, vitaminas do complexo B e ácidos gordos ómega-3. Estes nutrientes ajudam na manutenção de um cabelo e couro cabeludo saudáveis, além de contribuírem para a normal produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas.