O QUE É?
Um couro cabeludo sensível e irritado, é um couro cabeludo propenso à vermelhidão, à comichão e à sensação de calor, pelo que é particularmente frágil e desconfortável, suscetível a reações exageradas a produtos considerados geralmente inócuos para a maioria das pessoas.
Quais
As Causas?
-
STRESS, FADIGA E CANSAÇO FÍSICO
O stress e desequilíbrios emocionais são uma das causas mais comuns de couro cabeludo sensível. Estas podem desencadear uma resposta inflamatória no corpo, o que pode afetar a saúde do couro cabeludo. Quando o corpo está sob um estado emocional alterado, são libertadas um conjunto de hormonas e neurotransmissores que podem afetar a pele, incluindo o couro cabeludo. Além disso, também pode promover o aumento da produção da oleosidade que, por sinal pode piorar os sintomas da sensibilidade.
-
QUEIMADURAS SOLARES
Quando exposto à luz solar por um período prolongado sem proteção adequada, o couro cabeludo pode ficar sensível e irritado, levando a sintomas como vermelhidão e desconforto. Além disso, a exposição excessiva ao sol pode desidratar a pele do couro cabeludo, o que pode agravar ainda mais a sensibilidade. É importante proteger o couro cabeludo da exposição solar, usando um chapéu ou lenço, e aplicando protetor solar na pele exposta. Se o couro cabeludo ficar queimado pelo sol, é fundamental o uso de loções hidratantes e compressas frias para aliviar a sensibilidade e reduzir a inflamação.
-
USO DE FERRAMENTAS DE STYLING
O calor que as ferramentas de styling, como secadores e pranchas, emitem, em contacto com a pele do couro cabeludo, pode causar irritação e ressecamento. Para evitar a sensibilidade causada por ferramentas de styling, é importante usar protetores térmicos antes de usá-las e limitar o uso dessas ferramentas ao mínimo indispensável. Também é importante lavar o cabelo regularmente para evitar a acumulação de resíduos no couro cabeludo, de forma a evitar o exacerbamento da sua sensibilidade.
-
PROBLEMAS DE PELE
Problemas de pele como a psoríase podem afetar a saúde do couro cabeludo e causar sensibilidade. A psoríase é uma condição crônica descrita como a acumulação de células da pele, formando manchas vermelhas e escamosas. Quando a psoríase afeta o couro cabeludo, pode causar sintomas como comichão, descamação e sensibilidade. Além disso, a psoríase também pode causar inflamação no couro cabeludo, o que pode agravar a sensibilidade e levar à perda de cabelo. É importante tratar a psoríase adequadamente para controlar os sintomas e prevenir complicações. Isso pode envolver o uso de medicamentos tópicos, como corticosteroides e agentes queratolíticos.
Os sintomas
falam por si
Um couro cabeludo com tendência para a inflamação, propenso a vermelhidão, comichão muitas vezes intensa e sensação de calor excessivo na zona.
Por vezes, nas zonas mais afetadas surge uma dormência ou um pulsar, ou até dor. Visualmente, também é possível, por vezes, detetar um couro cabeludo sensível e irritado.
Fatores
A considerar
Procure resolver a situação desencadeante, descanse, evite o stress e mantenha-se ativo.
Faça um esforço diário para não coçar! O desconforto tende a aumentar e inevitavelmente vai tocar mais nos seus cabelos. A necessidade de os lavar mais frequentemente vai aumentar e entra num ciclo que tende a agravar o seu desconforto.
O que
devo fazer?
-
1.
Escolha um champô dermoprotetor para que possa reencontrar o equilíbrio e o conforto do seu couro cabeludo. Lavantes suaves e ingredientes emolientes na quantidade certa tendem a proteger a barreira cutânea para um couro cabeludo suave e cuidado que vai estar na base de um cabelo visivelmente saudável. -
2.
Prefira água morna no momento da lavagem. A água muito quente pode desidratar e irritar o couro cabeludo, deixando-o vermelho e com tendência para a inflamação, e pode ainda causar queimaduras no seu couro cabeludo. No final, deve passar o cabelo por água fria para fechar a cutícula e não facilitar o aparecimento de danos na haste. -
3.
Evite produtos que aumentem o seu desconforto. Se fizer habitualmente procedimentos estético-cosméticos, reencontre o seu reequilíbrio primeiro. Não adicione produtos diferentes dos que habitualmente lhe devolvem o conforto.