TIPS AND RITUALS

Como proteger e melhorar o aspeto do cabelo danificado

Se sente o cabelo baço, áspero e com sinais de estrago, é porque, muito possivelmente, está a precisar de cuidados urgentes e adaptados.

Cabelos secos e quebradiços são um problema comum, e os motivos podem ser os mais diversos. Seja pelo uso excessivo de secadores ou modeladores, pela exposição prolongada ao sol e à água do mar e da piscina, por procedimentos como colorações ou até mesmo pela falta dos cuidados certos, a saúde capilar pode, muitas vezes, estar deteriorada.

 

Mas há sempre luz ao fundo do túnel – existem formas de manter a vitalidade e a saúde dos fios, bem como de proteger de danos futuros.

 

Neste artigo, conheça as causas mais comuns e como pode manter a força e nutrição do cabelo.

O que é um cabelo frágil?

 

O que é que se passa verdadeiramente num cabelo danificado?

 

– A função barreira protetora do cabelo fica comprometida, fazendo com que haja mais vulnerabilidade a agressões externas;

– Há a remoção das escamas do cabelo, expondo assim o seu interior, e originando a libertação da água naturalmente presente, causando secura e desidratação;

– A queratina no núcleo do cabelo é destruída por elementos como o calor, uso de procedimentos com químicos, ou falta de cuidados, ficando mais seco e quebradiço.

Quando o cabelo se encontra neste estado, fica mais difícil de controlar e até de crescer em boas condições. Pode ainda estar mais propenso a espigar nas pontas, frisar no caso do cabelo encaracolado, e até mesmo de ganhar um aspeto “palha”.

 

Como resolver?

 

1. Identificar a causa

 

Para começar, é importante identificar o motivo pelo qual o cabelo está a precisar de cuidados regeneradores. Um cabelo que tenha passado por tratamentos mais agressivos, pode encontrar-se mais facilmente fragilizado e a precisar de uma pausa e de cuidados mais especializados.

Reduzir o contacto com produtos utilizados em colorações ou alisamentos e o uso diário de ferramentas de calor de styling são algumas das medidas a adotar para proteger os fios capilares.

 

2. Adotar uma rotina adequada e cortar pontas danificadas

 

Adotar uma rotina de cuidados capilares completa e personalizada para cada tipo e condição de cabelo é a base. Isto permitirá que os cabelos tirem o máximo partido de cada cuidado e os produtos penetrem de forma correta. Ter alguma atenção à forma como se seca o cabelo é de extrema importância, sendo mais recomendável a secagem ao natural ou com ar frio. Contudo, e na impossibilidade de o fazer recorrentemente, o uso de protetores térmicos que resguardem os fios capilares de fontes de calor são também importantes para recuperar alguma vitalidade, e impedir mais estragos.

Se as pontas do cabelo estiverem danificadas e muito secas, pode ser boa ideia cortá-las. Encurtar o cabelo uns centímetros, remove a parte danificada e facilita o desembaraçar do cabelo, levando-o a ter um aspeto mais saudável.

 

3. Atenção redobrada no verão

 

Verão é sempre sinónimo de férias, praia (ou piscina) e muito sol. Porém, com o sol poderão vir danos causados pelos raios UV, e com as férias, praia e piscina, vem areia, vento, sal e cloro, fatores que alteram o fio capilar e tornam o cabelo mais frágil e poroso. Neste ponto, é importante não esquecer os tais cuidados protetores adaptados – de preferência produtos leave-on – e apostar numa gama específica pós-exposição solar, que repare e nutra o cabelo.

Evitar atá-lo enquanto molhado ou húmido, e usar acessórios que protejam do contato direto com o sol também ajudam na prevenção de mais estragos.

Bem sabemos que cabelos secos e quebradiços podem ser um problema frustrante, mas com os cuidados certos, é possível restaurar a saúde e beleza dos fios.

Ao adotar uma rotina de cuidados capilares adequada e ao usar produtos nutritivos e hidratantes, os fios capilares mantêm-se fortes e com vitalidade, o que acaba por não só por melhorar o aspeto, mas também proteger de mais problemas futuros. Aconselhe-se junto do seu farmacêutico para uma rotina adequada de restauro.

Share
SPECIFIC CARE

HAIR LOSS

Hair loss is a common problem that affects both men and women. Discover the solutions we have for you.