TIPS AND RITUALS

Queda de cabelo e alopecia: quais as diferenças?

Dois problemas que afetam milhares de pessoas, mas com causas que os diferenciam. Neste artigo, explicamos a diferença entre a Queda de Cabelo Reacional e a Queda de Cabelo Crónica.

Pode parecer um problema simples de resolver para alguns, mas, para outros, é uma verdadeira dor de cabeça – a queda de cabelo afeta a população em geral. Mas nem sempre é pelos mesmos motivos!

 

Conheça, neste artigo, alguns tipos de queda de cabelo, incluindo a queda crónica, como a alopecia androgenética.

 

O tipo de queda de cabelo varia de pessoa para pessoa: ocasional ou prolongada, em todo o couro cabeludo ou apenas numa secção.  Conheça melhor as principais formas de queda capilar!

 

Queda de cabelo reacional

 

É ocasional e, por vezes, tem um início súbito. Este tipo de queda capilar, apresenta causas muito diversificadas:

 

Sazonal

Queda provocada pela chegada da primavera e do outono. Como o próprio nome indica, a chegada das estações do ano pode despoletar alterações capilares, causando a queda do cabelo.

 

Motivada pelo stress

Desequilíbrios emocionais, stress intenso e a ansiedade, são alguns dos motivos que podem desencadear diferentes respostas por parte do corpo humano. Uma delas, é a queda de cabelo.

 

Deficiência nutricional

A carência de vitaminas e minerais faz o cabelo enfraquecer e cair mais facilmente. Optar por uma dieta saudável e equilibrada, nutricionalmente mais rica, pode ajudar a contribuir para o crescimento de cabelo saudável.

 

Pós-parto

As oscilações hormonais podem provocar queda de cabelo e influenciam o ciclo de vida capilar. As boas notícias é que esta queda de cabelo é ocasional e nem sempre acontece!

 

Tratamento médico

Alguns medicamentos ou tratamentos prescritos podem ter um efeito negativo no ciclo de vida do cabelo. O lado positivo é que, quando são interrompidos, com acompanhamento e cuidados adequados, o cabelo torna a crescer.

 

Queda de cabelo crónica

 

Ao contrário da queda de cabelo reacional, a crónica ocorre durante um longo período, habitualmente mais de 6 meses. Existem dois tipos, que variam nas causas e consequências:

 

Eflúvio telógeno crónico

Afeta mais mulheres do que homens e pode surgir em qualquer idade. É uma queda de cabelo bastante difusa, que impacta o couro cabeludo. Com o tempo, gera-se uma diminuição da densidade do cabelo. Geralmente, é provocada por um stress profundo e crónico, desequilíbrio das hormonas da tiroide ou uma dieta baixa em calorias. Se a causa for detetada e eliminada, observa-se uma evolução favorável da queda de cabelo crónica, surgindo o crescimento de 3 a 6 meses após.

 

Alopecia androgenética

Tipo de queda de cabelo hormonal e com origem genética. Afeta sobretudo os homens e a sua frequência tende a aumentar com a idade. No entanto, existem também mulheres afetadas por esta patologia.

Caracteriza-se pela queda progressiva de cabelo em zonas específicas do couro cabeludo. Ao longo do tempo, provoca cabelos enfraquecidos e calvície, nos homens.

A alopecia masculina começa por provocar redução de cabelo na parte de trás da cabeça e da testa e, depois, espalha-se para a parte de cima da cabeça. Já nas mulheres, o cabelo vai perdendo a densidade no topo da cabeça e ao longo da linha central, revelando uma dispersão cada vez mais acentuada.

 

A existência de poucas alternativas terapêuticas para a alopecia, torna esta condição difícil de tratar, podendo apenas ser abrandada com algumas mudanças de comportamentos, como a adoção de produtos capilares menos agressivos, o cuidado com a alimentação e a toma de suplementos alimentares, por exemplo.

 

Consulte o seu dermatologista e farmacêutico e perceba qual é a melhor opção para a sua situação.

Ideias-chave

Conseguiu perceber as principais diferenças entre ambos os problemas?

  • 1.

    Queda de cabelo reacional: é ocasional e, por vezes, tem um início súbito. Este tipo de queda capilar, apresenta causas muito diversificadas.

  • 2.

    Queda de cabelo crónica: ao contrário da queda de cabelo reacional, a crónica ocorre durante um longo período, habitualmente mais de 6 meses.

Share
SPECIFIC CARE

HAIR LOSS

Hair loss is a common problem that affects both men and women. Discover the solutions we have for you.