ERROS COMUNS NO CUIDADO CAPILAR

Há rotinas que temos com o nosso cabelo que, por serem habituais, não percebemos o mal que podem estar a fazer à nossa fibra capilar.

Por isso, reunimos alguns erros comuns no cuidado capilar. Identifique quais é que costuma fazer em casa e adote medidas alternativas para contribuir para um cabelo mais saudável.

 

10 erros no cuidado com o cabelo

 

1. Lavar o cabelo com demasiado champô – O excesso de champô pode deixar resíduos no couro cabeludo. A quantidade adequada de champô varia consoante o comprimento, a espessura e o volume do cabelo. Contudo, geralmente, a quantidade não deve ultrapassar ¼ do tamanho da palma da mão.

 

2. Aplicar sérum ou condicionador na raiz do cabelo Este é um erro comum que pode contribuir para uma maior oleosidade. Aplique estes produtos desde o meio do comprimento do cabelo até às pontas.

 

3. Lavar o cabelo com água muito quente Convém lembrar que a água demasiado quente provoca danos ao couro cabeludo e à fibra capilar. Prefira sempre água tépida.

 

4. Esfregar o cabelo molhado com a toalha – O movimento de fricção nos fios de cabelo húmidos pode causar danos capilares. Seque delicadamente o cabelo com a toalha, sem esfregar.

 

5. Prender o cabelo húmido – O cabelo preso pode contribuir para uma queda mais acelerada do cabelo. Prefira ter o cabelo solto, de forma a não criar pressão no couro cabeludo.

 

6. Dormir com o cabelo molhado – A humidade do cabelo em combinação com o calor da almofada favorece a proliferação de fungos, o aparecimento de caspa e o enfraquecimento da fibra capilar. Seque sempre o cabelo antes de se deitar.

 

7. Secar o cabelo com alta temperatura – Sabemos que secar o cabelo pode ser uma tarefa morosa e, por isso, temos a tendência de aumentar a temperatura para otimizar o tempo. Acontece que secar o cabelo com alta temperatura danifica o cabelo. Reduza a temperatura ou, se não tiver pressa, prefira deixar secar ao natural.

 

8. Não usar protetores térmicos – É sabido que o calor é um fator prejudicial à fibra capilar, causando danos à sua estrutura. Por isso, aplique produtos com ação de proteção térmica antes de usar o secador de cabelo.

 

9. Pentear o cabelo com força – Com a pressa do dia-a-dia, temos a tendência de pentear o cabelo com força excessiva. Contudo, isto pode estar a quebrar a sua fibra capilar e a sensibilizar o seu couro cabeludo. Penteie delicadamente, desembaraçando os nós de baixo para cima.

 

10. Alimentar-se mal – Uma alimentação nutricionalmente pobre pode contribuir para um cabelo enfraquecido ou com queda. Adote uma dieta equilibrada, rica em fibras e proteínas.

 

 

Agora que já sabe alguns dos erros mais comuns que fazemos com o nosso cabelo, está na altura de os deixarmos para trás!

Siga as nossas dicas para um cabelo visivelmente mais saudável e bonito.

 

 

 

Sabia que o cabelo preso pode contribuir para uma queda mais acelerada do cabelo? Prefira ter o cabelo solto, de forma a não criar pressão no couro cabeludo.

PT