
O QUE É?
Um cabelo fraco, frágil, sem volume e sem brilho, com tendência para a queda, é um cabelo que precisa de uma atenção especial e de ser cuidado da melhor forma.
O seu cabelo precisa de atenção em casos de Queda Progressiva ou Ocasional quando caem, em média, mais de 100-150 cabelos por dia.
Quais
As Causas?
-
QUEDA PROGRESSIVA
A queda progressiva do cabelo está muitas vezes associada a causas hormonais, padrão genético ou mesmo idade avançada. Aumentam o número de ciclos do cabelo, levando a uma perda localizada de densidade e a um folículo fino e frágil, em especial nas zona frontal e topo da cabeça.
-
QUEDA OCASIONAL
A sazonalidade, o stresse, a fadiga, a alimentação desequilibrada, o pós-parto, o trauma físico e alguns medicamentos, podem ser fatores facilitadores da queda ocasional. Esta é em geral caracterizada por uma diminuição de 30-50% do volume capilar, causada pela transição precoce dos folículos para a fase de queda. É uma queda dispersa, não localizada.
-
OUTROS FATORES
A caspa seca ou oleosa, um couro cabeludo muito oleoso ou sensibilizado são situações que podem coexistir com a queda de cabelo ou mesmo estar na sua origem. Resolver as causas pode ser importante para reduzir a queda de cabelo.

EQUILÍBRIO E PROTEÇÃO
EM TODAS AS FASES DO CICLO CAPILAR
Cada folículo capilar desenvolve-se de forma cíclica que pode ser influenciado por vários fatores, tais como: alterações hormonais, doenças pré-existentes, nutrição, stress, idade, entre outros. O desenvolvimento do cabelo é um processo cíclico e contínuo onde todos os folículos maduros passam por um ciclo de crescimento caracterizado por três fases: crescimento (anagénese), repouso (catagénese) e queda (telogénese).
Durante cada fase, é fundamental manter um equilíbrio saudável de nutrientes, vitaminas e minerais, bem como proteger o cabelo contra danos externos, como as fontes excessivas de calor ou uso recorrente de produtos muito agressivos.

Respeitar as
necessidades do cabelo
O cabelo de cada pessoa apresenta características próprias, como a espessura, textura ou porosidade, pelo que conhecer o que o seu cabelo necessita é o primeiro passo para um cuidado adequado.
Para evitar ou prevenir a queda de cabelo, é fundamental levar as suas especificidades em consideração na hora da sua rotina. Isto inclui o uso de produtos adequados para o seu tipo de cabelo, evitando tratamentos agressivos, mantendo uma dieta equilibrada e saudável e evitando o stresse excessivo.
O que
devo fazer?
-
1.
Opte por um champô ou champôs adequados às características do seu cabelo e à tendência para a queda, pois esta é a chave para um cabelo e couro cabeludo saudáveis.
Evite água muito quente na lavagem do cabelo, pois isso pode causar a desidratação da haste capilar e tornar o cabelo frágil. Deve utilizar água morna na lavagem e, no final, enxaguar com água fria, de modo a fechar a cutícula do cabelo. -
2.
Desembarace suavemente o cabelo, com ajuda de séruns, espumas ou cremes de pentear, de preferência com um pente de dentes largos lisos.
Comece por desembaraçar as pontas e vá subindo gradualmente, de modo a diminuir a tensão no cabelo e reduzir a possibilidade de quebra. -
3.
Use um protetor solar apropriado a cabelo, sempre que o mesmo esteja exposto ao sol intenso, de forma a manter a cutícula fechada, cuidando assim da cor do seu cabelo e evitando cabelos fracos e quebradiços.