
Neste artigo reunimos alguns erros comuns no cuidado capilar. Identifique quais é que costuma fazer em casa e adote medidas alternativas para contribuir para um cabelo mais saudável.
10 ERROS NO CUIDADO
COM O CABELO
1. Lavar o cabelo com demasiado champô
O excesso de champô pode deixar resíduos no couro cabeludo. A quantidade adequada de champô varia consoante o comprimento, a espessura e o volume do cabelo. Contudo, geralmente, a quantidade não deve ultrapassar ¼ do tamanho da palma da mão.
2. Aplicar sérum ou condicionador na raiz do cabelo
Este é um erro comum que pode contribuir para uma maior oleosidade. Aplique estes produtos desde o meio do comprimento do cabelo até às pontas.
3. Lavar o cabelo com água muito quente
Convém lembrar que a água demasiado quente provoca danos ao couro cabeludo e à fibra capilar. Prefira sempre água tépida.
4. Esfregar o cabelo molhado com a toalha
O movimento de fricção nos fios de cabelo húmidos pode causar danos capilares. Seque delicadamente o cabelo com a toalha, sem esfregar.
5. Prender o cabelo húmido
O cabelo preso pode contribuir para uma queda mais acelerada do cabelo. Prefira ter o cabelo solto, de forma a não criar pressão no couro cabeludo.
6. Dormir com o cabelo molhado
A humidade do cabelo em combinação com o calor da almofada favorece a proliferação de fungos, o aparecimento de caspa e o enfraquecimento da fibra capilar. Seque sempre o cabelo antes de se deitar.
7. Secar o cabelo com alta temperatura
Sabemos que secar o cabelo pode ser uma tarefa morosa e, por isso, temos a tendência de aumentar a temperatura para otimizar o tempo. Acontece que secar o cabelo com alta temperatura danifica o cabelo. Reduza a temperatura ou, se não tiver pressa, prefira deixar secar ao natural.
8. Não usar protetores térmicos
É sabido que o calor é um fator prejudicial à fibra capilar, causando danos à sua estrutura. Por isso, aplique produtos com ação de proteção térmica antes de usar o secador de cabelo.
9. Pentear o cabelo com força
Com a pressa do dia-a-dia, temos a tendência de pentear o cabelo com força excessiva. Contudo, isto pode estar a quebrar a sua fibra capilar e a sensibilizar o seu couro cabeludo. Penteie delicadamente, desembaraçando os nós de baixo para cima.
10. Alimentar-se mal
Uma alimentação nutricionalmente pobre pode contribuir para um cabelo enfraquecido ou com queda. Adote uma dieta equilibrada, rica em fibras e proteínas.
Siga as nossas dicas para um cabelo visivelmente mais saudável e bonito.
Agora que já sabe alguns dos erros mais comuns que fazemos com o nosso cabelo, está na altura de os deixarmos para trás!