Pode ser difícil distinguir os mitos perpetuados, das reais possíveis causas para o enfraquecimento do cabelo. Mas vamos por partes!
Vamos distinguir os mitos das verdades para que possa explorar a origem do problema.
MITOS E VERDADES
SOBRE A QUEDA DE CABELO
Lavar o cabelo todos os dias provoca queda de cabelo?
Lavar o cabelo diariamente pode não ser o hábito mais adequado, dependendo das necessidades do couro cabeludo. Mas não é a causa de queda, É MITO.
Lavar o cabelo apenas liberta os fios que já estavam soltos, daí poder notar um maior volume de cabelos no ralo quando toma banho. Escolha um champô adequando às suas necessidades.
A alimentação influencia o estado do couro cabeludo.
VERDADE.
A alimentação influencia o couro cabeludo e não só, a pele e as unhas são também afetadas. A queda pode ter origem na carência de alguns nutrientes importantes para a força e saúde do seu cabelo. Veja aqui como a alimentação pode influenciar o seu cabelo.
A queda de cabelo é genética.
MITO.
A queda de cabelo pode ter diversas causas. Apesar da genética poder ser uma delas, não é a única. O estado de saúde e os estímulos ambientais podem ser causas também. Conheça aqui os diferentes tipos de queda e as possíveis causas.
Pintar o cabelo provoca queda de cabelo.
MITO.
As tintas, dependendo da qualidade, podem danificar o cabelo. No entanto, não são necessariamente o motivo para a queda do mesmo.
Cabelo oleoso cai com mais frequência.
VERDADE.
Se o seu couro cabeludo produz muita oleosidade e esta não é eliminada, pode contribuir para mais queda do que o normal. O excesso de sebo no couro cabeludo pode afetar o folículo piloso. Lave o cabelo com produtos adequados ao cuidado do cabelo com tendência para a oleosidade.
Perdemos mais cabelo no Outono.
VERDADE.
O outono é uma altura em que se pode sentir uma queda mais acentuada porque no verão, com a maior exposição solar a desencadear uma variação na produção de hormonas, há uma maior quantidade de folículos que podem entrar em fase de queda. Assim, cerca de três meses mais tarde, pode culminar com uma perda de um grande número de cabelos.
A ansiedade e stress causam queda de cabelo.
VERDADE.
O stress é um dos fatores que podem influenciar a queda de cabelo. É sempre importante investigar a causa da queda de cabelo junto de um especialista ou profissional de saúde. Se considera que está com uma queda acima do normal e se está num período de maior stress e/ou ansiedade, aconselhe-se com um profissional de saúde.
Agora que já sabe distinguir os mitos das verdades, cuide do seu cabelo para o manter bonito e saudável.